Edições anteriores


9.ª EDIÇÃO (2016)

O vencedor da 9ª edição deste Prémio foi apresentado no Encontro FAZ Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, realizado dia 3 de Junho de 2016

Vencedor
Augusto Pinho, Canadá

Augusto Pinho, Canadá
Augusto Pinho nasceu em Vagos e emigrou para o Canadá em 1974, com 4 anos de idade. Frequentou o ensino oficial canadiano e devido ao seu gosto pela concretização e a sua capacidade empreendedora, trabalhou dos 17 aos 20 anos em diversas áreas, inclusive do sector alimentar, enquanto estudava.

Com 18 anos criou a sua primeira empresa, "York Chicken Wholesale", conjuntamente com o seu cunhado, no ramo do comércio alimentar, sendo que no seu percurso profissional, manteve-se neste sector de actividade. Tendo consciência de que precisaria de conhecer melhor o negócio assim como as diferentes fases do processo produtivo e comercial, decide vender a sua quota (50%) ao cunhado e sócio para poder ingressar como "responsável de vendas" na empresa "Maple Foods", um dos gigantes do segmento alimentar no ramo das carnes.

Depois de várias experiências profissionais, decide fundar, em 2004, a "Direct Poultry Inc", uma das maiores empresas do sector de transformação alimentar em Ontário que atualmente tem um volume de negócios da ordem dos 80 milhões de euros e cerca de 180 colaboradores. Mantém o foco na transformação de frango e venda por inteiro, cortado e em cuvetes, mas procurou inovar, passando a comercializar menus pré-cozinhados e ultracongelados. Em entrevista, o empresário refere: “We continue to grow and expand by constantly buying and upgrading machinery and doing our best to be number one in the market...”

Em 2012 realizou um investimento de aproximadamente 400.000 € numa estação de tratamento de águas residuais, o que mereceu o reconhecimento do Ministério da Agricultura do Ontário e permitiu a sua certificação ambiental e a obtenção de um apoio financeiro a fundo perdido.

É parceiro das maiores cadeias de distribuição alimentar a operar no Canadá e foi também reconhecido pelo Ministério da Agrícultura do Ontário pela sua aposta nas boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

Mantém ligação à sua comunidade, patrocinando diversos eventos e clubes desportivos na GTA (Great Toronto Area).

Fotos
Documentos

8.ª EDIÇÃO (2015)

O vencedor da 8.ª edição deste Prémio foi apresentado no Encontro FAZ Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, realizado dia 11 de Junho de 2015:

Vencedor
José Neves, Reino Unido

José Neves, Reino Unido
José Neves decide criar a sua primeira empresa aos 19 anos, a Grey Matter, que desenvolvia software de gestão para a indústria da moda. Desde cedo, revela o seu perfil empreendedor com a visão de aproximar dois mundos aparentemente tão distintos: a tecnologia e a moda. O seu envolvimento com o mundo da moda começa nos anos 90 ao lançar a sua marca de calçado, Swear. Seguem-se vários marcos associados ao retalho de moda. Em 2001, José abre a conceituada B Store, que recebe inúmeros elogios e prémios, incluindo o Prémio Britânico de Moda para Retalhista do Ano em 2006.
O grande marco da sua carreira acontece em 2008 quando funda a Farfetch, um projecto que materializa a sua experiência como fashion designer e retalhista. Conhecendo os inúmeros desafios dos retalhistas de moda, José Neves teve a visão de criar um único espaço online capaz de garantir a ponte entre boutiques de luxo de todo mundo e uma audiência global. Hoje, a empresa tem escritórios em sete países: Portugal, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Japão, Rússia e China. O site agrega mais de 300 boutiques de 27 países, sendo possível comprar mais de 125 000 produtos de luxo de cerca de 2000 marcas, à distância de um clique. Recentemente avaliada em mil milhões de dólares, a Farfetch tornou-se um unicórnio da moda e consegue ser a única startup portuguesa com esta avaliação. José Neves continua a desenhar o futuro assente num dos objectivos estratégicos: tornar a Farfetch a empresa líder mundial no comércio online de roupas de luxo no ano 2016, mantendo sempre o foco nas pessoas como o segredo do seu sucesso.

Fotos
Documentos

7.ª EDIÇÃO (2014)

Foram apresentados no Encontro FAZ Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, realizado dia 6 de Junho de 2014, os dois vencedores da 7ª edição deste Prémio:

Vencedor
Jorge da Costa, África do Sul

Jorge da Costa, África do Sul
É Presidente da Improvon e director de dois fundos imobiliários cotados na bolsa de valores de Joanesburgo. A Improvon é uma empresa fundada em 1994 e que tem desde então especializado a sua actividade na construção comercial e empresarial. Ao longo destes 17 anos a empresa construiu mais de 250 000 metros quadrados, o que atinge os 120 armazéns em Joanesburgo. Tendo vendido 80 destes, a empresa tem mantido sob gestão os restantes. Foi distinguida com dois prémios importantes: o prémio Best Industrial Building e o Best Green Building.

Vencedor
Ricardo Ribeiro, EUA

Ricardo Ribeiro, EUA
Ricardo Ribeiro, actualmente o Produtor Executivo da Tournée Mundial dos 30 Seconds to Mars, exerce a sua actividade profissional nos quatro cantos do mundo. Desde 2003, trabalhou com Raphael Saadiq, Mick Jagger, Joss Stone, Phoenix, Jennifer Hudson, Stevie Wonder, Earth Wind & Fire, entre outros. Em 2010 produziu a Tournée Mundial dos 30 Seconds to Mars, que entrou nos recordes do Guiness, e em 2011 produziu a primeira actuação de Mick Jagger nos Grammys.

Fotos
Documentos

6.ª EDIÇÃO (2013)

Vencedor
Mapril Baptista

Mapril Baptista
Emigrou para França com 6 anos. Em 1974, com 18 anos, e após completar os estudos no sistema francês, começa a trabalhar como condutor de ambulâncias. Passados quase dois anos abandona a empresa onde trabalhava e lança-se por conta própria com a empresa Maprilanne. Tinha na altura 6 empregados. Em meados da década de 80 chegou a ter 17 empresas de transporte de doentes, situação que lhe permitiu ganhar visibilidade no mundo empresarial. Em 2000 decide criar a marca Les Dauphins (nome comercial da empresa Le Kangouro) e começa a fazer as primeiras encomendas de ambulâncias a Portugal, mas apenas para consumo da sua empresa. Em 2002 começa a vender ambulâncias e em 2004 funda a CapSud, uma vez que a empresa a quem recorria em Portugal começa a não ter capacidade de resposta para as encomendas. Actualmente a “Les Dauphins” é a nº 1 em venda de ambulâncias em França tendo cerca de 98% de quota de mercado na Ile de France e 50% em todo o país. As ambulâncias são todas transformadas em Portugal na CapSud. Em 2011 foi considerado o melhor português a trabalhar em França pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Francesa, entidade para a qual foi eleito recentemente. É vice-presidente do Lions Club de Montfermeil Coubron, entidade da qual faz parte há 20 anos.
www.lesdauphins.fr

Menção Honrosa
Teresa Lundahl

Teresa Lundahl
Fundou uma empresa que combina design moderno com artesanato tradicional português. A empresa Mateus Stock AB, que exporta para diversos países do mundo, tais como Austrália, Japão, Rússia, Canadá, EUA, entre outros. A colecção MATEUS integra um dos segmentos fundamentais da fileira casa, com todo o tipo de produtos cerâmicos que se destinam à “mesa”. Paralelamente foi nomeada Conselheira para a Internacionalização da Economia Portuguesa na Suécia.
www.mateus.se

Fotos
Documentos

5.ª EDIÇÃO (2012)

Vencedor
Isabel Melo

Isabel Melo
Com mais de 30 anos de experiência na área social, tem dedicado a carreira a apoiar pessoas vulneráveis e com deficiência. Chegou ao Reino Unido em 1978 para ser enfermeira. Em 1988 co-fundou a Mentaur Ltd, uma companhia privada, que presta serviços residenciais para adultos com dificuldades de aprendizagem, saúde mental e necessidades complexas. Actualmente a empresa gere 10 unidades residenciais e 2 centros de recursos. Em 2007, co-fundou uma empresa irmã, a Mentaur Community Support, uma agência prestadora de serviços domiciliários, dando origem ao Grupo Mentaur. Participação regular em seminários e cursos abrangendo um extenso e variado leque de áreas tais como: “Innovative approaches to providing day activities for People with Learning Disabilities”, “Managing successful projects”. Foi Galardoada em Portugal com o Prémio Talento 2007 na categoria empresarial.
www.mentauruk.com

Menção Honrosa
Cristóvao Fonseca

Cristóvao Fonseca
Cristóvão Fonseca é um autor realizador luso-francês que trabalha na área de cinema, do documentário e grande reportagem. Depois de uma formação em belas artes e um mestrado de "Cinema, documentario e médias" , colaborou com as principais agências de imprensa e sociedades de produção francesas antes de criar em 2007 a "Les Films de l’Odyssée", uma sociedade de produção audiovisual de referência na realização de documentários. Christophe Fonseca realizou e produziu mais de 50 filmes, documentários e grandes reportagens regularmente louvados pela imprensa e recompensados com diversos prémios entre vários o filme “Des femmes en blanc” que mereceu o prémio de melhor documentário 2008, atribuído pelo público da France Televisions.
www.odyssee-films.com

Fotos
Documentos

4.ª EDIÇÃO (2011)

Vencedor
João Matos

João Matos
É formado em Design Industrial pela Design Academy de Eindhoven. Co-Fundador e CEO da EDC – European Design Centre que funciona como um laboratório de research criativo e que oferece serviços de consultoria em inovação. A sua diferenciação nasce da perspectiva única da inovação como o resultado da intersecção do ICT da criatividade e do design. Paralelamente, João está a co-gerar 10 start-ups, resultantes da aplicação empresarial de conceitos desenvolvidos em áreas que vão desde os sistemas de simulação de despistagem clínica até desenvolvimento de jogos e software revolucionários em 3D com aplicação efetiva no mundo real. O João é um palestrante habitual nalgumas das mais conceituadas universidades do mundo e autor de diversas publicações.
www.edc.nl

Vencedor
António Frias

António Frias
O Comendador António Frias emigrou para os EUA em 1955. Depois e curta carreira no sector da construção decide empreender na criação da S&F Concrete com o José Frias e Jack Santos. Após 30 anos a empresa é reconhecida e premiada como uma referência no sector, não só pelos seus resultados e dimensão (quarta maior empresa do sector nos EUA), mas pela sua excelência. A empresa que molda o betão de projectos como os do arquitecto Frank Gerry, conta actualmente com mais de 600 empregados e factura mais de 139 Milhões de Euros. António Frias é membro activo do Hudson Portuguese Club, do Sport Lisboa e Benfica, do Portuguese American Leadership Council e da PALCUS, demonstrando sempre grande ligação à comunidade Portuguesa.
www.s-f-concrete.com

Fotos
Documentos

3.ª EDIÇÃO (2010)

Vencedor
Isidro Fartaria

Isidro Fartaria
Começou a carreira como canalizador, mais tarde fundou a sua empresa, na área de químicos para a construção civil. A empresa cresceu e transformou-se numa holding. Actualmente o grupo TITEL tem dez empresas associadas, todas ligadas ao sector dos produtos químicos para a construção civil, industria e higiene. Emprega 450 funcionários e é líder do seu sector em França. A empresa presentemente, produz mais de 5.400 toneladas de produtos que correspondem a 71.800 encomendas de mais de 36.000 clientes. Fundou a empresa Labo Portugal (www.labo-portugal.pt). O candidato também é actualmente Presidente da câmara de comércio e industria de Clermont-Ferrand, Presidente da ADIMAC e administrador do Club de Rugby Clermont-Ferrand Auvergne. Ao longo da sua carreira foi distinguido por diversas ocasiões, sendo de destacar: Trophée de la création d’entreprise en 1985; Trophée REUSSIR em 1991; Prix de l’exportation à Lisbonne en 2004. Além disso obteve a distinção da Ordem Nacional Francesa de Mérito em 1994 e título de Chevalier de la Légion d’Honneur, desde 2001.
http://www.groupe-titel.com/portugal/menu.htm

Menção Honrosa
Acácio Vieira

Acácio Vieira
Fundador e director geral da O.N.G. Healing Wings Moçambique e África do Sul. Este projecto teve início em 2000, depois das catastróficas cheias que assolaram Moçambique nesse ano. O fundador, devido à sua facilidade na língua, organizou grupos de cidadãos sul africanos para ajudar a aliviar os problemas causados pelas cheias de 1999 e 2000. O contacto com o povo moçambicano das áreas rurais veio a revelar-se uma realidade devido a uma pobreza que dificilmente deixará o mais duro coração indiferente. Eis o princípio de uma aventura que culmina com a O.N.G. “asas que curam”, que se debruça principalmente no chamado desenvolvimento comunitário. Acácio Vieira foi também eleito o presidente dos agricultores do distrito de Matutuine e o presidente da juventude e desportos do distrito.
healingwings.co.za

Fotos
Documentos

2.ª EDIÇÃO (2009)

Vencedor
Paulo Carvalho

Paulo Carvalho
Com formação em Engenharia Electrotécnica o candidato trabalhou, ao longo do seu percurso na Holanda, em algumas empresas de informática. Fruto da solidão em que se encontrava na Holanda, começou por “brincar” ao instalar num telemóvel um MSN. Em 2004, juntamente com outros dois sócios, fundou a Ebuddy, que aproveita a possibilidade dos telemóveis acederem ao Yahoo Messenger, Google Talk, ou MySpace. O e-Buddy é uma plataforma para contactar pessoas em todo o mundo, que factura 2 milhões de Euros em publicidade. Tem escritórios em Londres e São Francisco. Conta com mais de 70 milhões de utilizadores. O candidato tem sido um dinamizador dentro de redes sociais, nomeadamente a rede TheStarTracker (TST), sendo fundador dos TST Holanda.
www.ebuddy.com

Vencedor
Manuel Vieira

Manuel Vieira
O candidato, depois de ter passado cerca de 10 anos no Brasil para onde foi com 17 anos, emigrou para os Estados Unidos em 1972. Integrou-se na empresa do tio que se dedicava à cultura da batata doce na Califórnia. Mais tarde viria a adquirir a empresa – A. V. Thomas Produce – que tinha uma edifício de 840 metros quadrados, e 32 anos depois tem doze edifícios com 28 mil metros quadrados de superfície. Actualmente detém um grupo de empresas, que tem como um dos produtos inovadores: o lançamento de embalagem de batata doce preparada para micro-ondas. Ocupa a liderança de mercado na distribuição de batata doce da Califórnia, e é o maior produtor e distribuidor de batata-doce biológica, no mundo. Encontra-se a construir do Hiper Mercado nas Lajes do Pico. O candidato é fundador e Presidente da Sociedade Filarmónica Lira Açoriana. É Presidente da Casa dos Açores de Hilmar. Foi Delegado na Convenção Democrata em 2008. Foi considerado “Empreendedor do Ano” pela Câmara do Comércio da Califórnia.
www.avthomasproduce.com

Fotos
Documentos

1.ª EDIÇÃO (2008)

Vencedor
Fernando Ferreira

Fernando Ferreira
Actualmente, é o proprietário da maior empresa de cofragem da Austrália, que opera em betão armado, na construção civil e obras públicas. Recebeu o título de Comenda da Ordem de Mérito pelo Governo Português, foi também considerado o melhor empresário estrangeiro na Austrália em 2005. Participa em diversas iniciativas sociais na Austrália, Portugal e Timor-Leste. Detém parceria com o Grupo Martifer para o desenvolvimento de novas áreas de negócio, com destaque para os parques eólicos.
www.wideform.com.au/

Vencedor
Carlos de Mattos

Carlos de Mattos
Dedicou-se ao cinema de Hollywood. Criou sistemas de iluminação diferentes e foi reconhecido vencendo o mais importante galardão, um Oscar, por duas vezes. Começou a trabalhar na parte técnica de vários filmes entre os quais: “ET”, “Forrest Gump”, entre outros. Tem também o apelido de “Embaixador de Portugal na Califórnia”, nunca negando a sua nacionalidade e evidenciado os feitos e qualidades dos portugueses.
www.cdmiventures.com

Fotos
Documentos